CHORO PRA DENTRO

Alguém, com capacidade
para o dizer, me disse um dia:
--“Você chora para dentro”!
 E é verdade!...
Dentro de mim correm riachos
de lágrimas com sabor a sal…
Elas formam um rio
que tem sua foz no meu coração.
É aí nesse local, onde se adensam
com as águas salgadas do  mar imenso,
 deixando-lhes estas, o seu sabor.
Miticamente, imagino meu coração,
um estuário, onde aportam
embarcações de todo tamanho
carregadas de sentimentos!...
São aquelas  -- pequenas ou grandes  --
que me trazem lembranças de antanho.
De eras, em que bravos marinheiros
partiam  mar adentro , levando
alegria, esperança, nos seus corações
e, quantas vezes, traziam tristezas,
marcas de sofrimento e deceções…
Dum modo utópico, considero assim
meu coração:
 -- Um estuário -- sanguíneo,
donde partem e aportam
alegrias e tristezas,
que se transformam num verdadeiro
caudal  de emoções!...
Nele, navega meu barquinho
de sentimentos que, flutua ao
sabor da ondulação das marés.
Baixas ou altas, são elas que fazem
 tanta vez assomar aos meus olhos
de maneira visível, as tais
lágrimas com sabor a sal…
Que, formam riachos…
Correndo pra dentro!...


© Joaquim Marques            



Gaia/POrto -- PORTUGAL
2013